terça-feira, outubro 09, 2007

(In)formação - O "caralho"

Partilhar
Um dia destes li em qualquer lado uma história interessante das origens deste termo vulgarmente usado na lingua portuguesa, em especial a norte do país. Segundo a Wikipédia, "Caralho, segundo uma lenda urbana sem qualquer fundamento mas bastante difundida na internet, seria na verdade o nome que se dava, nas antigas embarcações, como as caravelas usadas nos Descobrimentos portugueses e espanhóis, à cesta onde ficavam observadores a mirar o horizonte em busca de sinais de terra ou de outras embarcações.
O cesto da
gávea, por exemplo, seria o caralho que ficava neste mastro, que, nas embarcações que a possuíam, era a mais alta e, portanto, o ponto de melhor observação". Pelos vistos aquela merda ficava um bocado lá no alto, o que já era mau para quem não gosta de alturas, e depois imaginem apanhar com as correntes de ar do Atlântico, tempestades, sol e frio, etc. Por isso quando o "chefe" lá do navio queria foder alguém mandava-o pró caralho... Não me admira nada que o "caralho" tenha sido o nome escolhido para dar aquilo, assim como também não me admirava nada que quando mandassem alguém pró "caralho" a primeira resposta era um bom "foda-se!!".
.
Pró-caralho,
O Incana_RM
.
P.S. - Também acho engraçado o facto da origem da palavra "caralho" estar directamente associada à palavra "mastro". Deve ser por isso que chamam "caralho" à outra "coisa" também...

Sem comentários: